domingo, 6 de julho de 2008

Desenhos Antigos G. Pidrim

GRUPO PIDRIM & VOLVO DO BRASIL - ATUALIZAÇÃO ESPECIAL!


Bom, estamos aqui hoje fazendo essa postagem que foi tao pedida por todos. Trata-se dos antigos carros que a Viação Pidrim Ltda. adquiriu durante esses 35 anos de empresa.
Nesses 35 anos, o Grupo Pidrim teve distaque e sempre com o seu bom atendimento aos usuários do Transporte Coletivo de Belo Horizonte, por isso hoje, estamos aqui para portar desenhos de carros que a Viação Pidrim Adquiriu de 1986 até meados de 1996.
Abaixo estão eles:



O Saudoso Caio Amélia adquirido pela Viação Pidrim Ltda em 1986, foi um marco para a empresa e para os usuários de nossas linhas. Adquirimos cerca de 20 modelos semelhantes ao do desenho acima. Todos os modelos vieram em configuração de 12,5 metros e com 3 portas sobre chassi VOLVO B58E Automático.
Em uma época onde os ônibus eram pequenos e desconfortáveis, trouxemos um dos maiores carros que a Caio fabricava e sobre um dos maiores chassis, o B58 E (Alongado). Esses carros tinham os bancos 100% almofadados e o piso sintetizado de borracha com alumínio. Outro marco desta atualização também foi o veículo vir com a porta do meio para facilitar o desembarque dos passageiros.
O desenho acima é da antiga linha 1143 - Tirol - Via Barreiro / Belo Horizonte (Atual linha: 308 - Tirol / Est. Barreiro).


O carro acima foi um dos primeiros testes que a Viação Pidrim Ltda fez junto com mais 3 grandes empresas do Transporte Coletivo na época.
O veículo foi o Ciferal GSL BUS sobre o chassi B58 Intercooler (alongado) que ficou em testes na linha 1119 - Morada da Serra / Fonte Grande (Atual 2730 - Fonte Grande / Est. Diamante).
Esse teste foi muito bem sucedido em nossa empresa e adquirimos cerca de 10 desses veículos. Os mesmos, foram adquiridos nesta mesma configuração. Alguns desses veículos hoje encontra-se nas linhas da Viação Viana Ltda como a 2730 e a 1270.

O Grupo Pidrim passou a ser representante VOLVO apartir do ano 2000. Antes do contrato com a montadora de Chassis, o Grupo sempre mesclava suas compras entre os chassis SCANIA e VOLVO, prova disso foi este Busscar Urbanus I adquirido em 1993. O Chassi deste desenho é o Scania L113. Este veículo do desenho tinha sido acabado de ser pintado para a nova linha que a Viação Pidrim Ltda vinha adquirindo. Tratava-se da linha 9401 - Santa Maria / Santa Efigênia que ganhamos na licitação da BH Trans / BH BUS de 1998. Essa linha anos depois veio a virar linha 4031 - Santa Maria / Hospitais, e este ano a 9401 veio a ser reativada a pedido dos moradores do bairro Santa Maria. (Atualmente esta linha pertence a Expresso Cidade)


Mais um carro que marcou e muito a Viação Pidrim Ltda. Um dos primeiros carros Padrons de 2 portas que a Viação Pidrim adquiriu foi esse Caio Vitória que mesclamos entre os chassis Scania L113 e VOLVO B58 E. As carrocerias tambem vieram mescladas no seguinte esquema:
Chassi SCANIA foi para Carroceria de 2 portas;
Chassi VOLVO foi para Carroceria de 3 portas.
O desenho acima era de uma das linhas de boa demanda da Viação Pidrim. trata-se da antiga linha 1129 A - Milionários / Nova Suíssa (atual 332 - Milionários / Est. Barreiro).
Vejam abaixo o modelo sobre o Chassi VOLVO B58 E.


Este desenho como dissemos acima, é um Caio Vitória sobre chassi VOLVO B58 E com 3 portas. Foram adquiridos cerca de 20 veículos semelhantes a esse e cerca de 10 veículos semelhantes ao Scania do desenho anterior.
Esse carro acima, estava na linha T01 - Est. Diamante /Centro - Direta (atual linha 30 - Est. Diamante / Centro - Direto / Parador) que antes da licitação de 1998, era dividida com todas as empresas da regional Barreiro.
A Viação Pidrim entrou com 3 carros semelhante a esse acima para operar nesta linha que hoje pertence apenas a uma empresa de BH.





Esse modelo foi o maior marco da história do Grupo Pidrim. Trata-se do Marcopolo Torino LN que foi uma das maiores aquisições em questão de demanda que a Viação Pidrim adquiriu de uma só vez. trata-se de 150 Torinos LN que nos adquirimos, sendo 25 sobre chassi Scania L113 semelhante ao carro de cima e os 125 restantes sobre o chassi VOLVO B58 E Automático e dois dos 125 veículos sobre Chassi VOLVO, vieram em modelo Articulado.
O Modelo acima foi trazido de fábrica com ar condicionado para testes em nossa empresa. Mas apenas esse carro veio nessa configuração...







... o restante dos modelos vieram semelhantes a configuração do desenho acima, mas vieram tambem em modelos 2 portas e modelos 3 portas como ao do desenho.
Os modelos em VOLVO ficarão para uma próxima vez, pois estamos sem fotos / desenhos desses veículos que infelizmente ja deixaram nossas empresas, mas, em breve postaremos aqui os desenhos dos Torinos LN VOLVO.
ATENCIOSAMENTE: GRUPO PIDRIM - Diretoria histórica.